Mulher na área de TI

by - 1/22/2019 03:31:00 PM

Lugar de mulher é onde ela quiser, só para deixar isso claro … o espaço da mulher na área de TI é muito bem representado. Muitos acham que a mulher em áreas da tecnologia (T.I, desenvolvimento, programação e suporte técnico) não é bem vista, mas estão muito enganados.




Os desafios das mulheres na área de TI


Em muitas outras áreas onde dizem ser pra homens, nós mulheres precisamos provar diariamente a nossa competência, qualificação e capacidade de realização para conquistar o respeito dos demais da equipe. Em TI não é diferente, muito pelo contrário... Nós estudamos mais, nos especializamos mais, certificamos mais, e, ganhamos menos, somos pouco reconhecidas e o fator maternidade pesa (e muito) no ato da contratação.

A área da tecnologia sempre teve a presença feminina, porém a sociedade impôs que o TI era algo voltado para os homens, com isso as mulheres acabavam procurando por outras áreas. Mas isso tem mudado, pois atualmente compreendemos que as profissões são para quem desejar, seja homem ou mulher. Mas como citei  no parágrafo acima, sempre houve mulheres na tecnologia, uma delas é a Condessa de Lovelace, ela  traduzia os escritos do matemático italiano Luigi Manabrea, em 1843. 
Ela utilizava ferramentas analíticas para criar a metodologia de cálculo, porém não haviam os maquinários necessários para provar os seus estudos. Temos também a Grace Hopper foi uma das criadoras do COBOL, que é uma linguagem de programação para bancos de dados comerciais. Podemos citar também Karen Sparck, muito não á conhecem, mas é umas das responsáveis por criar o conceito de inverso da frequência em documentos, a base para os mecanismos de busca e localização, que inclusive é a mais usada.

Mulher na área de TI atualmente.

Pode parecer que não, mas ainda há olhares estranhos para as mulheres que entram nessa área, inclusive aconteceu comigo recentemente quando comentei com uma colega que curso análise e desenvolvimento de sistemas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de Tecnologia são mulheres. Mesmo com esse número ainda baixo, o número de mulheres que se interessam pela área tem crescido com o passar dos anos.
Me mantenho na área da tecnologia a cinco anos, passei por duas empresas e a minha trajetória foi liderada por mulheres muito competentes, assim como por homens também. Na área conheci e me mantive em equipes com mulheres bem sucedidas e que não deixavam de lado a sua feminilidade, o seu jeito carinhoso de lidar com os outros, com empatia e delicadeza eram firmes em seus pontos de vista, corrigiam sem humilhar, escutavam sem julgar e ensinavam sem desprezar. E, pude me inspirar nessas grandes mulheres que além de tudo, eram grandes profissionais.
Por outro lado - como tudo na vida - tive chefes mulheres extremamente cruéis, frias, prepotentes e sem nenhuma inteligência emocional, com elas passei momentos difíceis, mas também cresci com cada uma delas. Em nenhum momento desses meus cinco anos na área, sofri algum tipo de preconceito ou algo que seja por ser ou estar na área de TI, porém já ouvi muito relatos de mulher que já, seja da família, amigos ou até mesmo de pessoas do próprio ambiente de trabalho.

Pra finalizar eu queria deixar somente uma mensagem com esse texto : 

Você mulher que está em algum cargo na área de tecnologia, pense na sua trajetória, lembre-se das dificuldades que enfrentou e como superou, não deixe ninguém te tirar da onde você está ou tomar conta de você, liberte-se desse sentimento ruim e mostre a pessoa capacitada que tem dentro de você. Seja gentil, trate seus colaboradores com o poder do carisma e da sensibilidade que nós temos. Sorria. Escute. Não acredite que você precisa agir com o mindset dos homens, não abra mão das suas características, forças e até mesmo das fragilidades femininas, use-as da melhor forma possível e transmita aos seus colaboradores o melhor que há dentro de você.

Espero que em um futuro não tão distante possamos ter o valor e o reconhecimento que não nos foi dado durante tanto tempo. Sejamos gentis, sensíveis e flexíveis porque nossa fragilidade pode ser nossa maior força, basta saber aplicar em nossas relações.

You May Also Like

0 comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *